Vamos dar a VOLTA DE NOVO!
Virgínia Nalon (é jornalista da TV Record, corredora, mãe do Seven e filha do Deus vivo!)
Mais um ano se passou e cá estamos nós chegando em dezembro de novo e há poucos dias da prova mais charmosa de BH: A Volta Internacional da Pampulha. Parece que foi ontem a primeira vez que corri em 2016. Aquele mar de gente, aquele clima de disputa no ar. Brasileiros e estrangeiros dividindo o mesmo espaço, a mesma orla. O nosso maior cartão postal mais uma vez vai ser o cenário dessa prova que é uma das mais importantes do calendário de corridas de todo atleta. Pra gente que treina ali a semana toda, já virou rotina. E aí, o foco é outro: correr melhor que o ano anterior. Bater metas, superar os limites, correr a vida!! Pra isso, separei algumas dicas básicas e importantes pra você curtir cada minuto do seu “pace” e cada quilômetro ! 10 dicas de ouro para você. Confira:
- ESTEJA TREINADO
Mantenha o foco no que você treinou. Não esqueça das dicas do seu treinador. E não invente moda. Abuse do que você treinou e manda bala!
- DEFINA UMA ESTRATÉGIA
As duas opções mais adotadas pelos corredores são manter o ritmo constante do início ao fim da corrida ou aumentar o ritmo progressivamente. Faça o que você treinou para que o seu corpo não tenha que realizar esforços desconhecidos!
- POSICIONE-SE NA LARGADA
Já que estamos falando de estratégia, quem pretende baixar o tempo, precisa se posicionar bem na largada. Como o início da prova é muito conturbado, quanto mais próximo do pórtico você estiver na largada, melhor.
- HIDRATE-SE BEM
Beba muita água na semana da prova, um dia antes e na durante a prova também. Eu sou meio camelo. Não gosto de ficar bebendo água o tempo todo. Mas nem que seja uma “bicada” no copo, vai te ajudar.
- CHEGUE COM ANTECEDÊNCIA
Organize-se para chegar com tranquilidade ao local da prova e com pelo menos 1h30 de antecedência.
- FAÇA UM CHECKLIST
Uma boa estratégia para não se atrasar no dia da prova é deixar tudo preparado na noite anterior. Fazer um check list pode tornar tudo mais simples.
Não se esqueça de incluir nele todos os itens fundamentais para a prova: chip, número de peito e alfinetes, protetor solar, gel carboidrato (pra quem usa, não é meu caso) e relógio carregado. Viseira, boné e óculos escuros também podem ser úteis.
Depois de tudo preparado é hora de ir para a cama. Durma cedo e garanta uma boa noite de sono no dia anterior. (Eu nunca durmo bem. Ansiosa até !)
- USE ROUPAS CONFORTÁVEIS
E o mais importante: não faça estreias! Nada de inaugurar o tênis novo na Volta da Pampulha ou estrear uma calça, sendo que você sempre correu com short.
- SEJA PRECAVIDO
Não faça igual a mim que vive esquecendo aquele dinheirinho para uma emergência. Banheiro, por exemplo. Tem lugar ali na orla que o pessoal cobra de 1 a 2 reais. Então, leve algumas notas com você.
- CUIDE DA ALIMENTAÇÃO
Não inventa moda em comer coisas diferentes no dia antes da prova e no dia da prova. Aposte no que tem dado certo durante seus treinos.
10.DIVIRTA-SE!
Aproveite cada momento! Curta esse tempo e use o tempo a seu favor!
A prova :
LARGADA do pelotão geral para as 8h. Suporte técnico da Guana de 6h20 às 11h30 no CEU-UFMG (Av. Coronel Oscar Paschoal, S/N – São José) Kits entregues no treino de sábado na Pampulha na nossa base (7h30 às 10h30). DETALHES à PARTE EM EMAIL A SER ENVIADO SOMENTE PARA ATLETAS INSCRITOS, ATÉ 4ª FEIRA E NOS TREINOS.