Vale a pena treinar com planilhas elaboradas por treinadores?

5 anos atrás

 

Vale a pena treinar com planilhas elaboradas por treinadores? 

 

Eu me fiz essa pergunta durante o tempo que corria sozinha e por minha conta. Não tinha noção nenhum. Nem de postura, nem de ritmo, de nada!!

 

Sempre via as pessoas correndo uniformizadas com a camisa das assessorias e pensava se valeria a pena procurar alguém que pudesse me ajudar a correr melhor. 

 

Em 2020 faz quatro anos que corro com o apoio da GUANA. Não sou daquelas alunas obedientes, confesso! Ás vezes a planilha diz 10km, eu faço 12, diz 5km, faço 10. Mas o meu recorde de teimosia: o planejado eram 18km e eu fiz 33 pra comemorar meu aniversário correndo! 🤦🏻‍♀️

 

Aprendi a duras penas que não seguir o que o treinador determina só me faz mal. Correr com planejamento e dentro do volume pensado exclusivamente pra mim só tem o objetivo de me ajudar. Custei a entender isso. Ainda dou umas “escapulidas”, mas prometi que serei melhor! 🙏🏻

 

Respondendo a pergunta lá de cima. 

Claro que vale correr com planilha!!

Quando você não é um profissional da área, talvez não tenha conhecimento suficiente para montar o seu próprio treino, principalmente se for um iniciante. E esse conhecimento profissional pode ser o que falta para você alcançar as suas metas de uma forma mais segura e realista. E uma planilha de treinos individualizada analisa as variáveis da sua vida produzindo progressões e adaptações para que você melhore aos poucos.

 

Muitos têm talento e tempo para treinarem com mais eficiência, mas às vezes são teimosos, relutam em seguir uma planilha e deixar os treinos na mão de alguém com muito mais experiência. Costumo dizer que quando seguimos as orientações de um bom treinador, economizamos tempo e energia, pois independentemente do seu nível de condicionamento e objetivo, treinos estruturados também levam em consideração as variáveis do dia a dia, como cansaço, trabalho, estresse e sono.

 

E fazendo pequenos ajustes nesses treinos você evita treinar demais e acabar se machucando – ou treinar de menos e não conseguir emagrecer, por exemplo.

 

Conselho pra você e pra mim…

 

Experimente obedecer uma planilha, preocupe-se em seguir as propostas e cumprir os objetivos. Através das planilhas é aberto um canal de comunicação em que você vai ter na sua mão o melhor treino para fazer naquele momento. Se você gosta de competição, vai ver como treinar de forma direcionada pode alavancar ainda mais a sua corrida e permitir muitos recordes pessoais pela frente.

Aliás,

 

Já olhou sua planilha da semana?

Bora correr!!!

 

 Virgínia Nalon (é jornalista da TV Record, triatleta na Guana, mãe do Seven e filha do Deus vivo!)