Parabéns, GUANA !
No sábado dia 26, a GUANA comemorou 12 anos. Uma festa!! E eu tenho certeza que você que tá aí correndo como nosso time , não deve saber como e quando surgiu nossa assessoria.
Então já que estamos completando mais uma primavera, decidimos contar um pouquinho da nossa história.
O nascimento da GUANA
A assessoria foi criada no coletivo do trabalho de personal trainer. Tudo começou com o Marcelão. “Eu comecei orientando treinamento de corrida e de força para concurseiros, famoso teste de 2400m / 12 minutos, barra, abdominal, salto. Fui reunindo estes com mais alguns atletas que também treinavam comigo para a Volta da Pampulha (única corrida de expressão no início dos anos 2000 em BH) e outros sem esporte , mas treinando para buscar mais qualidade de vida, emagrecimento, bem estar e que tinham me contratado para ser personal na academia”.
E esse trabalho que antes era feito na esteira, entre as paredes da academia, passou a ser feito na rua. E os alunos pegaram gosto e o Marcelo foi conquistando mais gente pra essa modalidade que sempre foi a paixão dele. “Era corredor desde adolescente e a corrida além de ser minha preferência pessoal, era parte fundamental para os resultados dos atletas, devido aos grandes benefícios que ela proporciona.
Como estava ficando conhecido na região da Pampulha e eles mesmo pediram para treinar coletivo, enfim termos um horário para se conhecerem, trocarem idéias e treinarem juntos”.
Tanta gente reunida, veio a ideia de criar um grupo de treinamento específico pra isso. E tudo começou com uma viagem aos Estados Unidos. Foi de lá que veio a inspiração de criar a assessoria aqui.
“Eu tinha feito um intercâmbio nos Estados Unidos e via esse movimento forte de assessorias acontecendo em lojas esportivas e parques por lá. Aqui em BH e no Brasil, estava só começando”, explica.
A GUANA foi a pioneira
na Pampulha e hoje é uma das maiores do estado. Quem queria correr bem com técnica, com eficiência e até usar o esporte para emagrecer, abraçou essa oportunidade. “A idéia nasceu para eles terem a possibilidade de realizar sua atividade física, essencial para uma vida mais saudável para todos, da melhor e mais positiva experiência possível, oferecendo treino e estrutura, suporte técnico de qualidade com apoio logístico completo”, conta Marcelo.
E de onde vem esse nome?
O Marcelão explica…
Guana vem de Guanabara. Em 2001, quando entrei para a Educação Física , eu era o “Marcelo do Guanabara” na minha sala. O Projeto Guanabara, um projeto social patrocinado pelo Instituto Ayrton Senna e chancelado pela UFMG do qual fui treinador voluntário, que educava crianças de escolas públicas no horário integral. Guanabara é o bairro em Betim onde funcionava uma das sedes e a outra escola era na E.M. Dom Orione, onde minha mãe trabalhava e me contou sobre ele, já que eu estava querendo logo ingressar na área antes das aulas começarem. Como tinha uns seis “Marcelos” na minha sala, o Marcelo do Guanbara…o Guanabara…o ”Guana” virou meu nome, minha referência na época acadêmica . Curti este nome e criei a marca de treinamento com ela, o “Guana Personal Training” virou Guana Trainer quando foi para assessoria e até hoje sou apelidado assim por amigos da Federal. O 1 e 2 da logomarca representa raias de atletismo; a idéia é 1 o aluno e o 2 o treinador; ou 1 aluno e 2 outro aluno, sempre juntos.
E o futuro?
A GUANA faz parte da minha vida há quatro anos. Tenho muito carinho por todos os professores e respeito pelo trabalho que eles desempenham. Fico muito feliz quando passo pela Orla pedalando, por exemplo, e vejo a camisa verde da GUANA circulando por todos os lados. Gente de todas as idades treinando, evoluindo e de olho no futuro.
Planos não faltam. “Os planos são muitos, ser cada vez mais reconhecido e valorizado por executar um trabalho de qualidade na Educação Física, no treinamento esportivo. A meta é sempre crescer, expandir para cada ano que passar proporcionar a mais pessoas um novo estilo de vida , mais saudável, com mais bem estar, com mais performance no esporte”.
Hoje a Guana tem a corrida como atividade principal, mas também vem crescendo o treinamento funcional e o ciclismo. “São modalidades que se complementam e queremos contribuir com tudo que puder para a equipe se desenvolver, tanto treinadores quanto atletas, para formar um time forte e que evolui a cada treino, transformando para melhor a vida e o mundo”, sonha Marcelo.
Por essas e outras que a assessoria tem conquistado a todos que correm por aqui. Que venham mais 12, 20, 50 anos. Parabéns, GUANA! Sucesso e muitas corridas!!
GUANA nossa de cada dia…
“Não sei viver sem a GUANA. Faz parte da minha vida e agradeço cada aprendizado e espero evoluir ainda mais”, Virgínia Nalon, triGUANA.
“Aqui é bom demais! Pessoal sempre pra cima, alegre, adoro!”, Luciene Mayer, aluna GUANA e mãe do Marcelo
“O Marcelo é cabuloso. Vimos ele treinando ao meio dia, no sol forte, correndo como um louco”, equipe Fibra.
“Ah, eu gosto muito daqui. É a minha equipe”, seu Pereira (atleta mais antigo da GUANA)
“Não abro mão do Marcelo!”, José Parisi
—