Se você corre, pedala, nada, lógico que você já ouviu falar de um reloginho que além de marcar as horas tem uma série de outras funções, entre elas, a de medir a frequência cardíaca. Ele é o frequencímetro! Uma ótima ferramenta para indicar se o exercício está sendo feito com a intensidade fraca ou forte demais. Para os iniciantes é essencial. Através dele, é possível também saber se o treino está dentro da zona aeróbica, que permite maior queima de gordura. Mas, com o tempo é preciso que o praticante de atividade física tenha um autoconhecimento que o ajude fazer o exercício independente do uso do monitor. É aquele negócio, você conhecer seu próprio corpo e os seus limites faz toda a diferença! Existem atividades em que o objetivo é sair da zona aeróbica, ir até esse limite, como os treinos de tiros, intervalados, ou curtos e intensos. As aulas de spinning, por exemplo, em alguns momentos eleva a frequência cardíaca de forma proposital, nos fazendo chegar ao limite da zona aeróbica e até ultrapassarmos, mas esse é o objetivo: ir além.
A importância da planilha
A planilha que o treinador da GUANA monta é baseada na individualidade de cada um. Você se lembra que quando chegou à sede da assessoria, você passou por teste. O professor colocou um relógio no seu pulso, uma fita no seu peito e pediu pra fazer correr uns metros. Esse teste básico ajuda o Coach a definir quais são suas zonas de treino e a partir dela, os seus treinos são montados. Por isso que temos tantas variações de estímulos dentro da planilha. O monitor cardíaco vai te auxiliar a medir as sensações, mas aprenda a se conhecer e avaliar o grau de esforço durante o treino, pra que você aproveite o exercício, ganhe condicionamento e melhore sua performance com segurança.
Qual melhor frequencímetro?
Como faço os três esportes: nado, pedalo e corro, eu uso um monitor da Garmin que auxilia nas três modalidades. O meu é o 920xt (está a venda , inclusive …rs). Ele precisa da fita de peito pra medir a frequência. Mas hoje existem modelos que você consegue a mesma precisão apenas com o equipamento no pulso. Tem até frequencímetro que usa o sol como fonte de energia pra carregar a bateria! Já pensou? Custa uns 10 mil reais. Além da Garmin existem outras marcas no mercado como Polar, o Tomtom, o Apple Watch … todos tem GPS integrado, mas alguns, mais sofisticados medem no nível de VO2 durante os treinos e tem até oxímetro. Eles também ajudam no monitoramento do sono, da quantidade de água ingerida, ciclo menstrual … são inúmeras funções. Mas tudo isso tem um custo. O ideal é você saber pra que precisa de um produto desse e como vai usá-lo e fazer dele um aliado durante os treinos. Eu tô na dúvida se troco de modelo e marca…. Até lá, os treinos continuam!
Texto da Virginia Nalon – triatleta da Guana e jornalista da TV Record