JÁ FEZ MASSAGEM HOJE?

JÁ FEZ MASSAGEM HOJE?
3 anos atrás

JÁ FEZ MASSAGEM HOJE?

Eu sempre pensei que a massagem era algo apenas para relaxar. Sempre me imaginei deitada, de costas, com a toalha cobrindo parte do corpo, uma música zen no fundo, um óleo fresco e o toque do profissional pra lá e pra cá, com movimentos tímidos e essenciais para o total conforto.
Era como se em 40 minutos deitada ali eu fosse transportada para Nárnia…

Bem, essa massagem existe, funciona e é benéfica para aliviar o stress e as tensões do dia a dia.
Mas quando eu comecei a correr, descobri outro tipo de massagem imprescindível para qualquer atleta: a massagem esportiva.
Era exatamente essa massagem que eu via meu pai fazendo em casa quando ele jogava futebol. Mas em vez de óleo cheiroso na pele, era um tal de sebo de carneiro fedido. Em vez de ser transportada para outra dimensão por causa do relaxamento, eu o via sendo quase que “torturado”. Ele gritava de dor. E eu pensava “por que?” “pra que?”. Hoje eu entendo…

Não é uma simples massagem, é uma massoterapia. Uma técnica que ajuda a tratar lesões musculares e vários outros problemas, inclusive psicológicos! Quer ver?

Massagem que cura

As diversas técnicas de massagem ajudam a evitar problemas de saúde como enxaqueca, dores no corpo, fibromialgia, ansiedade, TPM, entre outros distúrbios. A massagem pode, ainda, auxiliar no controle das emoções, fator decisivo para que doenças como a psoríase e a hipertensão, por exemplo, não sejam agravadas. “Quanto mais feliz a pessoa for, melhores serão as respostas do organismo a qualquer tipo de agressão. E a massagem propicia uma sensação de relaxamento e bem-estar, que melhora as condições emocionais, ajudando diretamente o sistema imunológico”, afirma o massoterapeuta Bruno Cota.

Os pesquisadores da Universidade de McMaster, no Canadá, descobriram que apenas uma massagem de dez minutos de duração é capaz de reduzir a inflamação nos músculos. Eles provaram que durante a sessão alguns sensores bioquímicos foram acionados para enviar ao cérebro sinais de que as fibras musculares não estavam mais inflamadas, mesmo sem o uso de remédios. As compressões e fricções do corpo são capazes de reduzir processos inflamatórios.


Principais técnicas de massagem

massagem desportiva usa movimentos e manobras mais rápidas e mais fortes para aumentar a circulação sanguínea, o que traz uma recuperacão mais eficaz depois um esforço físico. Ela pode concentrar a atuação em áreas isoladas para resolver problemas na musculatura, nos tendões ou nas articulações. Temos parceria com a RK Massagem Esportiva (com o especialista massoterapeuta e professor Reinaldo Kanu) que fica na nossa sede, Coworking Vila Pampulha e com a Bendita Cânfora (gel específico para massagem pré e pós treino).

Shiatsu: de origem japonesa, tem como objetivo atingir os pontos dos meridianos, que são os canais de energia que percorrem o corpo. Proporciona bem-estar, ajuda a combater a insônia e a ansiedade, melhora a circulação sanguínea e alivia as dores nas costas causadas pela má postura.

Relaxante: a técnica é aplicada com movimentos suaves, contínuos e ritmados, utilizando apenas as mãos e os óleos vegetais, que facilitam a execução da massagem. O objetivo é soltar a musculatura do corpo e estimular a produção de hormônios que causam o relaxamento. Indicada para combater ansiedade, depressão, insônia, dores musculares, melhorar o sistema imunológico e a circulação, …

Drenagem linfática: tipo de massagem que auxilia na eliminação das toxinas do corpo e na remoção de resíduos tóxicos depositados nos músculos, diminuindo o inchaço. Ajuda também no aumento do tônus muscular e hidrata, deixando a pele mais bonita e macia.

Reflexologia: usando os dedos e os nós das mãos, o terapeuta promove o relaxamento, pressionando determinadas áreas das mãos e dos pés, ligadas a cada um dos órgãos. Desse modo, a energia circula melhor, o sistema nervoso se reequilibra, colaborando para reduzir o estresse e a dor.

Do-in: nessa massagem, é preciso pressionar os pontos utilizados na acupuntura. É uma prática simples, que pode dar grandes resultados quando feita corretamente. Entre todas as práticas, é a única que pode ser aplicada pela própria pessoa em si mesma, desde que se tenha um conhecimento básico da técnica.

Agora que você já entende um pouquinho, coloque a massagem na sua lista de prioridades para aliviar dores pré provas e pós provas. E se tiver um tempinho, uma sessão toda semana, não faz mal a ninguém!

Fonte: Vivabemuol