Enfim, a VIP!
Todo mundo alguma vez na vida já usou a expressão “VIP”. Sempre que escutamos essa palavra já associamos que quem é VIP tem certos privilégios, vantangens… mas o VIP em questão por aqui significa outra coisa: é a VOLTA INTERNACIONAL DA PAMPULHA. A prova mais charmosa de BH acontece sempre em dezembro e reúne corredores de várias partes do Brasil e do mundo. E esta 21ª edição pra muita gente será especial. O time da GUANA sempre reúne uma galera pra correr a VIP e em 2019 só será diferente porque vai ser a prova de estreia pra alguns e da superação pra outros.
Nossos personagens
Olha só, a Glaucia Vieira tem 39 anos está correndo há um ano! E vai correr a VIP pela primeira vez. “Não sei porque decidi pela corrida, na realidade fui experimentar e gostei. Os treinos orientados pelos profissionais da Guana são importantíssimos para a aprendizagem da técnica, respeito aos limites do corpo e definição de onde queremos chegar com a corrida!”.
A Marcella Amorim de 27 anos está há 8 meses na assessoria. O sonho? Fazer os 18km da Pampulha. “Quando entrei na Guana, não tinha costume de correr direito e meu objetivo era a volta da Pampulha, mas meu rendimento na corrida não estava sendo os melhores. Com muita orientação e persistência, dei uma evoluída e o sonho de concluir a volta da Pampulha veio novamente”, diz. Mas no último mês, a Marcella teve uma lesão. Ela não desistiu, viu? Mesmo assim vai fazer a prova. “Não terei a prova que planejei ter, mas estou me dedicando para melhorar, com o auxílio e apoio da Guana vou conseguir concluir a prova!”. Se Deuis quiser!!
São tantas histórias legais! A Larissa Assunção de 50 anos tá correndo há 4 meses com a camisa da GUANA! Em 2018 fez a VIP sem treinamento adequado e acabou caminhando boa parte da prova. Mas agora, vai ser diferente. “Nesse ano, 2019, estou me sentindo mais apta a correr todo o percurso! Treinamento e alimentação adequados tem sido fundamentais para manter minha motivação. O cuidado e carinho de toda a turma são ingredientes fundamentais para essa superação!”
O Fernando Latini de 42 anos corria sem orientação e até fez a VIP assim. “Minha 1º VIP foi a própria 1º VIP. Nessa época saií correndo igual um abestado, completei a prova até com um tempo bom, mas depois foi uma semana sem andar direito. Esse ano “encontrei” a Guana por acaso (comecei a trabalhar no mesmo local-Vila Pampulha). Com a ajuda da fantástica da equipe já atingi meus objetivos de fazer a 1º meia maratona. Agora é fazer a VIP sem ter que ficar uma semana com dores”. #vamopracimaguana
XÔ, sedentarismo!
E se você tá aí pensando que correr é a VIP é fácil? O Breno Oliveira de 35 está há 9 meses com a gente. Vai fazer a 2ª VIP. E pensar que tudo começou por uma questão de saúde. “Comecei a correr no inicio de 2018 para melhorar a saúde. De lá pra cá perdi 40kg e viciei na corrida de rua. A Guana foi essencial para melhorar minha corrida, aumentar minha conciência esportiva e me manter motivado com o apoio da equipe e inspiração dos outros atletas!”
O Ricardo Mendes de 39 anos tem só um mês que está correndo com ajuda da assessoria. Também vai ser a primeira VIP. “Sempre gostei de praticar esportes ao ar livre, mas devido ao excesso de peso, não conseguia praticar por muito tempo. Há um ano e meio fiz a cirurgia bariátrica e perdi 40 kg. Com isso passei a ter mais disposição para a prática esportiva e procurei a Guana para aprender as técnicas de corrida e seguir melhorando minha saúde e qualidade de vida”.
Ele já dei uma Volta na Pampulha. Foi a realização de um sonho. Mas agora chegou a vez de estreiar nessa prova charmosa e mineiríssima!
O Carlos Henrique de 51 anos também resolveu correr pra dar um gás na qualidade de vida. “Comecei na corrida há 5 anos por indicação do meu cardiologista por precaução, devido a uma alteração na minha pressão arterial. Treinava sem qualquer orientação. Minha primeira prova foi 15km na Cidade Administrativa, a segunda uma meia maratona (21k). Percebi, então, que comecei errado e passei a correr provas de 5km e depois 10km”. Até que em um belo dia, o Carlos procurou a GUANA e tudo mundou, né?. “Procurei a Guana com objetivo de correr minha primeira maratona. A assessoria deles foi fundamental pra essa conquista. Depois da primeira maratona em Buenos Aires, corri mais duas, sendo que neste ano corri o desafio no Rio (21 + 42km)”. E agora, será a quarta vez dele nesses dois anos e meio com a equipe correndo a VIP.
No meio de tantas pessoas, encontramos a Lu Cardoso de 44 anos. Ela vai fazer a VIP pela primeira vez. E em todo esse tempo de vida, pelo menos durante 42 anos ela foi S E D E N T Á R I A . São 15 meses correndo e o incentivo começou dentro de casa. “Meu marido sempre gostou de correr, eu testava, mas comecei na Guana buscando orientação para ele e com intenção de parar. Acabei “contaminada” pela corrida e não parei mais”, ufa!
A corrida é mesmo um caso de amor. Com a Lillian de 49 anos foi paixão aos primeiros passos. “Entrei para a Guana, há 1 ano e 3 meses, após fazer o Circuito BB etapa BH. Fui com a cara, coragem e meu marido me dando apoio. Buscava uma atividade ao ar livre que me incentivasse a emagrecer e deixar o sedentarismo de lado. Do meu grupinho, eu fui a última a chegar, mas com a certeza de que havia encontrado uma forma de cuidar de mim, de superar cada passo, cada plaquinha percorrida na Pampulha”. Ela também vai correr a VIP pela primeira vez e durante os treinos se machucou. “Infelizmente lesionei a lombar e estou em tratamento. Porém pretendo fazer a prova nem que tenha que alternar caminhadas e e mesmo que não faça todo o percurso”. Força guerreira!! #tamojunto
Entre tantos relatos, achamos a história do Eric fantástica!! Ela é tão carregada de sinceridade que foi até difícil editar o depoimento dele. (risos)
Ele tem 42 anos , está há um ano na Guana e vai fazer a 2ª VIP. “Comecei a correr 05/01/2018 depois de ver um vídeo meu no meu aniversário. Eu percebi que tinha que emagrecer porque eatava completamente barrigudo e gordo!!! Joguei fora 20 kilos após alguns meses de treino”.
Muita sede ao pote trouxe consequências pro Eric. “Tive algumas lesões devido a falta de orientação e aí procurei a Guana por curiosidade, não sai mais. Desde então participo de várias provas e o que eu achava impossivel conquistei no dia 18 de agosto 2019 minha 1° maratona completa, a “maratona das gerais”. Quem diria um ex sedentário aos 42 anos e menos de 2 anos correndo finalizar uma maratona em 4h02 minutos?”, quem diria… quem diria…
O Luiz Mestieri de 43 anos já fez duas VIPS. Começou a correr em 2014 pra perder peso e dar adeus ao sedentarismo.”Sempre fui muito ativo esportivamente na juventude e no início das fase adulta, mas com o trabalho e as demais obrigações fui diminuindo cada vez mais as atividades físicas, até ficar apenas com uma “pelada” às terças-feiras. A partir daí comecei a treinar (bem no início com a companhia de um amigo e depois sozinho) até entrar para uma equipe de corrida. Evolui bastante, perdi peso e participei de várias corridas, dentre elas a VIP, além da Meia do Rio, Corrida da Itatiaia (18km) e inúmeras outras. Estou na GUANA desde julho/2019, após deixar minha equipe anterior buscando novos ares e um treinamento mais especializado. Sinto que venho evoluindo muito e pretendo, com a ajuda dos excelentes treinadores, evoluir ainda mais”. Mas este ano, o Luiz não vai fazer a VIP é que ele tem um compromisso pessoal. Outras virão, pode crer!
O Cláudio Olímpio de 54 anos está quinta VIP. Faz atividade física regular (musculação/corrida) com acompanhamento profissional da Guana, desde 2015 e venceu muitos desafios. Entre eles…”Emagreci 22 quilos e, o principal, neste ano a Cardiologista retirou o medicamento para controle da pressão arterial”. O Cládio fechou a VIP ano passado com o tempo de 1h 29m 34s. Será que ele vai correr mais rápido em 2019? Tomara!! #natorcida
A evolução na corrida
O Vilmar (VIL) tem 47 anos e uns quatro anos na Guana. Corre de maneira regular desde 2010 (já corria desde 2003 – a primeira VIP foi em 2004). E agora será a 8ª volta. “Com a Guana meu desempenho só melhorou. A equipe, as estratégias, o carinho e atenção, certamente, são os fatores mais determinantes para que eu (apesar de uma sequência chatinha de lesões) me mantivesse animado e engajado”. #noix
Já o Alexandre de 38 anos fará a 1ª VIP. Começou a correr “sem compromisso” faz uns 2 anos lá em Salvador/BA. “Acordava cedo e corria uns 4km na orla da praia. Mudei para BH faz 1 ano e meio e, morando na região da Pampulha, achei que correndo em outra orla seria legal também. Foi quando soube da VIP e decidi que no ano seguinte (2019) correria a lagoa. Faz 6 meses que treino na GUANA para a prova e minha progressão com os treinos foi ótima”. #boasorte
A corrida e a GUANA também mudaram a vida e a rotina da Ana Carolina de 37 anos. Há 2 anos e 11 meses ela está correndo com o auxílio dos treinadores. Vai fazer a VIP pela terceira vez. “Nunca havia corrido antes, resolvi correr por causa da VIP e procurei uma assessoria para ter foco e disciplina, porque sozinha eu não tenho nenhum dos dois! As planilhas me ajudam a treinar corretamente de acordo com meus objetivos e minha evolução ao longo dos anos é nítida. Virou meu hobby! Minha expectativa para a VIP é chegar bem e feliz, o resto que vier é lucro!”, uhuuu!
A Marina Santos de 37 anos, está há 3 na Guana! Vai fazer a segunda VIP! E pensar que tudo começou com um empurrãozinho de família. “Quando comecei a correr há 6 anos, por incentivo e muita insistência da minha irmã, achava muito chato, ficava muito cansada durante as provas; até que busquei uma assessoria que pudesse me orientar. E em novembro de 2016 encontrei a Guana! Muitas pessoas na época diziam que eu não ia pra frente, que eu não ia passar de 3 meses, mas estou indo até hoje!!!”
Idade é só um detalhe…
Por falar em incentivo, olha só esses quatro personagens. Primeiro a Erika Souza de 50 anos. Em 2019 será a sexta VIP dela. Mas neste ano ela já conquistou a primeira Maratona. Os dois anos correndo com a Guana mudaram tudo. “Os treinos, os suportes, a nutricionista, avaliações e nunca deixando de fazer os treinos diários de Musculação na academia (acredito que seja um dos maiores motivos de nunca ter tido uma lesão)”
E foi neste vai e vem correndo que ela conheceu a Venerice, a nossa Verê. “Ela foi a responsável pra eu me inscrever na Maratona”.
E vocês sabem quem é a Verê? Uma jovem senhora de 61 anos. Ela vai fazer a VIP pela oitava vez. A Primeira delas foi sozinha, sem orientação. “Sem estratégia alguma, treinos erráticos, mas já estava apaixonada pela corrida. A segunda VIP já foi de manto verde, com o devido preparo e menor esforço. Ao longo desses anos a Guana se tornou parte de minha vida e a corrida, a própria”.
A dona Neusa também é um exemplo. Ela tem 63 anos.
Está na Guana há 1 ano e 8 meses. Fez a primeira VIP em 2018, com o incentivo do Marcelo. “Entrei com o objetivo de fazer atividades físicas e correr no máximo 5 km e me superei fazendo a meia maratona de BH e a meia maratona do RIO. Farei a minha segunda VIP ainda esse ano”.
Quer mais exemplo de que a idade é só um detalhe?
Seu Pereira, 81 anos. Veterano nas VIPs desde 2010. “Contei 6 medalhas. Parece que uma extraviou. Tenho a mesma quantidade de meia maratona. No dia oito estarei com vocês com a cara e a coragem e o bom treinamento adquirido por Marcelo e sua competente equipe de treinadores”. Ê, seu Pereira. Que orgulho!!!
TAL MÃE, TAL FILHA!
Quem treina na Pampulha certamente já vou muitas mulheres e até homens correndo empurrando um carrinho de bebê. E nós também temos a nossa representante de corredora que está passando a paixão pelo esporte para a filha. Olha só que história a da Daiane Fernandes de 33 anos. Esta será a segunda VIP, mas com cara de primeira porque não vai correr sozinha. A fMaria Isabel de 5 meses vai estar lá. “Entrei no mundo da corrida em 2016 para perder peso e o principal motivo foi para aliviar a mente e fugir da depressão. Em 2017 iniciei na Guana, pois vi a importância de praticar esporte com a ajuda de uma assessoria e acertei em escolher a GUANA. Já consegui superar vários desafios e alcançar muitos objetivos com a ajuda do Marcelo e essa turma de treinadores feras! Dia 8 vou para VIP comemorar a VIDA. Em 2018, já estava com a inscrição feita, porém não pude participar porque estava com o risco de ter um aborto. Esse ano “meu milagre” Maria Isabel vai com a mamãe. Por aqui é só gratidão e ansiedade para este grande dia!”, uhuuuu!!
NOVA GERAÇÃO
Gente, o Caio Garofalo tem só 16 anos. Tá com a GUANA há 6 meses e vai fazer a 1ª VIP.
Ele Começou a correr no dia 21 de outubro 2018 para participar da corrida do colégio Tiradentes. De lá até fevereiro foi atleta do CTE pelo triathlon. (Esse é dos meus) Depois ficou em uma equipe de natação e na corrida sem equipe até que um dia eele quebrei o pulso e teve que largar a natação. “Foi assim que Guana foi essencial para melhorar minha corrida, me manter motivado com o apoio da equipe e inspiração para que um dia posso vestir a camisa da seleção brasileira de atletismo”. Se Deus quiser!
O VIP DAS VIPS
Decidi deixar pro final, o recordista da prova. O Aurimar de 56 anos vai correr a 12ª VIP da vida dele. A corrida começou a fazer parte da rotina um ano depois de passar por uma cirurgia de hérnia de disco. Ele foi orientado pelo médico que deveria manter uma atividade física para fortalecimento e controle de peso. Desde 2066, então, ele corre. “Na Guana há três anos e meu objetivo era uma orientação para correr e chegar bem!!! E assim tem sido… depois que entrei no grupo, todas as provas, treinos e desafios que participei cheguei bem”.
Diante de tanta coisa boa por aqui, tenho certeza que você que tá lendo e nunca correu, a partir de agora, vai mudar de vida. Eu também tenho lá minhas histórias e conquistas. 4ª VIP, sete maratonas, umas dezenas de meias maratonas, horas e horas de treinos: nado, pedalo, faço musculação, funcional, fisioterapia na FIBRA, outro parceiro top, pra sarar o joelho ruim. São 4 anos de GUANA, 22kg a menos e muitos quilômetros pela frente. #boracorrer #correvirginia
Boa prova a todos!! E parabéns por chegarem até aqui!!
—
Virgínia Nalon (é jornalista da TV Record, triatleta, mãe do Seven e filha do Deus vivo!)
2