De volta à vida !

6 anos atrás

De volta à vida!

Uma mania quase me levou à morte. Sempre fui daquelas que segura o máximo pra não ir ao banheiro. Já fiquei quatro horas com a bexiga cheia durante o trabalho. Sentia uma dor terrível, mas não tinha lugar pra ir. Não tinha tempo…

E essa mania, muito comum, entre nós mulheres, me derrubou! Tive recentemente uma infecção urinária que por pouco não atacou os rins, mas chegou ao sangue. Fui internada às pressas.

Cheguei de cadeira de rodas ao hospital. Não conseguia andar, estava com dores no abdômem e nas costas.

Os médicos não conseguiram descobrir qual bactéria me atacou, só disseram que se não fosse Deus, e se eu não fosse atleta (tivesse uma boa resistência), talvez eu não estaria aqui escrevendo pra vocês!

Nunca tive problemas assim antes. Ficar parada todos esses dias me adoeceu mais! Piorou minha dor no joelho, fiquei fraca, perdi massa muscular.. Mas estou VIVA!

Um dos hábitos a partir de agora é correr pro primeiro banheiro que encontrar, ou até mesmo pro mato!! Rs. Muita gente pode pensar que pra evitar ir ao banheiro tantas vezes, eu devo começar a beber menos água, certo? Claro que não! É aí que mora outro perigo. Principalmente pra nós que somos corredoras, ciclistas…A hidratação é fundamental. Na hora certa, na quantidade certa!

 

Como deve ser a hidratação de um corredor

 

Muitos corredores acreditam que, para se hidratar é necessário ingerir liquido de 15 em 15 minutos, sempre 200 ml. No entanto, uma pesquisa revelou que quando se ingere grande quantidade de líquido em menos tempo, acelera o movimento gástrico, o que faz com que o corpo absorva e devolva carboidratos e eletrólitos mais rápido.

 

Uma dica é se pesar antes e depois da corrida: se ganhou peso, foi excesso de ingestão de líquidos. Caso contrário, é porque faltou se hidratar.

 

Hidrate-se antes de correr: Duas horas antes, cerca de 500 ml de água. Um estudo da National Athletic Trainers’ Association resultou em beber de 500 ml a 575 ml de água ou isotônico duas ou três horas antes da corrida e mais 200 ml a 290 ml vinte a dez minutos antes de correr.

Beba durante a corrida: Beba de 150 a 350 ml de água a cada 15 ou 20 minutos. Ou seja, a cada 5km.

Corridas Longas: Se a corrida durar mais de 1h30, o ideal é repor carboidratos. Ingerir de 30 a 60 gramas de carboidratos por hora (uma garrafa de 500 ml de isotônico). Um bom substituto no lugar dos isotônicos são os géis e barras – dê preferência àqueles que tenham sódio e potássio na fórmula.

Hidrate-se depois a corrida: Na pesquisa feita pela American College Sports Medicine, mostrou-se necessário beber imediatamente assim que terminar a corrida, de 300 ml a 500 ml de água ou isotônico.

 

O corpo fala…

 

Sinais da desidratação: Sede, fadiga e dor de cabeça leve são sinais de desidratação. Uma desidratação forte mostra sinais mais claros como: náusea, calafrios, batimento cardíaco acelerado, inabilidade de suar, e testa avermelhada.

 

Então, antes que você tenha um “piripaque” tipo o meu o parecido, é melhor se cuidar!

 

*Virgínia Nalon é atleta da Guana Trainer, jornalista, trabalha na TV Record Minas e nada, pedala e corre.