De sedentário a maratonista
Pouco tempo atrás conheci um rapaz na academia. Ele era gordinho! Todos os dias eu o via chegando, fazendo o treino de força e correndo pra esteira.
Por várias vezes nos encontramos lado a lado correndo. Cada um no seu ritmo. Eu percebi que ele tinha um tênis pra fazer todas as atividades. E aquele pisante ainda estava rasgado. Peguei no pé dele diversas vezes. Falei do tênis rasgado, do risco de lesão, que não podia correr daquele jeito! Enfim! O tempo passou, eu troquei de academia e eu nunca mais encontrei meu colega!
Até que um belo dia, correndo na Pampulha, eu vejo meu velho e bom companheiro de academia dando alguns passos na orla e com a camisa da GUANA. Me surpreendi. E a primeira coisa que eu fiz foi olhar pro pé dele! Kkkkk
Pensei: “será que tá com aquele tênis rasgado?”
Não tive oportunidade até este último fim de semana de falar com ele. Mas nos encontramos na corrida do aeroporto. Simpático como sempre, me cumprimentou com uma educação enorme e eu de cara falei do bendito pisante!
Ele riu, lembrou do tempo da academia e me mostrou que além de trocar de tênis, começou a cuidar da alimentação, passou a treinar sério e já perdeu sete quilos! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Fico muito feliz quando ouço histórias assim! Já me deparei com muitas. As pessoas mandam mensagem pelo Instagram sempre dizendo que começaram a correr porque se sentiram motivadas. E agora tô com exemplo em casa. Meu marido, que nunca foi adepto a corrida, começou a correr. De 5km passou a fazer 10k e agora tá com 12km na conta.
Ele não era sedentário. Fazia musculação todo dia. Mas quem sabe vira um corredor?
Metas, metas…
O mais importante pra quem quer começar a correr é dar o primeiro passo. É tomar a decisão de sair do sofá, de deixar a preguiça e os problemas na poltrona e partir pra rua. Estabelecer metas e objetivos nos fortalecem e nos ajudam a criar uma rotina capaz de mudar nossa qualidade de vida.
Tem gente que começou 2018 como sedentário e em junho deste ano virou maratonista. Tem gente que correu os primeiros 5km da vida!!!
Pode parecer pouco, mas a medida que vamos evoluindo nos treinos, temos vontade de ir mais longe! Já estamos no mês de julho! Meio do ano já foi! Quantas provas você correu esse ano? Quais foram as suas metas? Bateu todas? Ou bateu na trave?
Como estão suas metas para o segundo semestre? Quem será você em 2020? Um simples corredor de pista ou um ultramaratonista?
Aproveite seu tempo livre pra pesquisar o calendário anual de provas pelo Brasil. Tem várias. Pra todo lado. Em cada canto desse país e do mundo tem gente correndo. As maratonas mais tradicionais: Rio, Floripa, Porto Alegre, São Paulo sempre são super lotadas. As internacionais: Chile, Buenos Aires, Punta del Leste, Nova York, Boston, Londres e Berlim são muito difíceis de entrar com índice! Não custa tentar, né?
Trace seus planos, faça sua lista, planeje, treine e corra!
*Virgínia Nalon é atleta da Guana Trainer, jornalista, trabalha na TV Record Minas e nada, pedala e corre.