Correria do bem

5 anos atrás

Correria do bem

Parece mentira quando a gente diz que passar horas correndo por aí causa um certo prazer. Aliás, causa muito prazer! É meio louco isso, algo que suga sua energia trazer felicidade. Mas é justamente isso que a corrida causa nas pessoas que adotam esse esporte como estilo de vida. O negócio vira um vício maluco!

E não sou eu que estou dizendo isso, há estudos nessa área que já comprovaram que a corrida libera tanto hormônio que a vida melhora. Tudo melhora. Além de ficar com um bom condicionamento físico, a corrida faz bem pra mente, ela liberta a alma.

Olha só o que dizem os especialistas!!

Segundo estudos atuais, o exercício aeróbico tem a capacidade de remodelar nosso cérebro. Por muitos anos, a hipótese da ação da endorfina no cérebro permanecia sem comprovação. Mas um estudo de neuroimagem, realizado na Universidade de Bonn (Alemanha), descobriu que exercícios aeróbicos como a corrida liberam endorfina e monoamina, os neurotransmissores que desempenham um papel crucial na excitação, emoção e cognição e, assim, melhoram o humor e ajudam a aliviar a ansiedade e combater a depressão.

O estudo

Eles avaliaram 10 atletas antes e após uma corrida de duas horas, com uma técnica de neuroimagem chamada Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET). A comparação da imagem antes e depois da corrida mostrou um aumento da liberação de endorfina em algumas áreas cerebrais, localizadas na região pré-frontal e regiões límbicas do cérebro, conhecidas por funções relacionadas com as emoções.

Foi observado um aumento dos níveis de euforia e bem-estar, tanto em atletas profissionais quanto em amadores; a endorfina em ação fez os níveis de depressão e ansiedade serem bem menores que em um indivíduo sedentário. Foi a primeira vez que um estudo conseguiu mostrar o aumento da liberação de endorfina em certas partes do cérebro de atletas.

Então, se você ainda tá pensando o que fazer pra fugir do stress, da depressão, do sedentarismo, que tal começar a correr hoje? Bora!!!

*Virgínia Nalon é atleta da Guana Trainer, jornalista, trabalha na TV Record Minas e nada, pedala e corre.