Como você troca seu tênis?
Antes de eu começar a correr, eu tinha dois tênis, no máximo. Um pra jogar futebol, outro pra sair. E olhe lá. Depois que fiz da corrida um estilo de vida, passei a me preocupar mais com isso. O primeiro tênis de corrida que tive foi um New Balance, presente de um amigo maratonista. Empolguei correndo com ele várias vezes, até rasgasr. Depois comprei um Asics, noosa tri 9. Corri até rasgar.
Não tinha noção nehuma da importância de escolher o tênis certo, de acordo com a pisada, tipo de treino, intensidade… Enfim. Até isso acontecer demorou muito. Hoje minha cômoda tem um espaço dedicado aos tênis de corrida. Uns para treinos diários, outros para treinos na academia e os queridinhos para maratonar. Custei a escolher e a me adaptar a um modelo e marca específicos. Corro de Nike Pégasus 36 e 37. Apaixonei. O que não gosto é de pagar o preço que custa um tênis bom para correr. Não custa menos de R$300,00 e alguns modelos com placas de carbono, meu sonho de consumo, passam dos
R$1.500,00.
Conforto
O tênis para corrida precisa aliar conforto, flexibilidade, aderência, ventilação e amortecimento para resistir ao impacto do calçado contra o solo. No entanto, por mais tecnológico que o seu tênis para correr seja, ele não irá durar para sempre. Em algum momento, você terá que trocá-lo. O ideal é que essa troca seja realizada antes que a integridade do calçado seja afetada por marcas de uso, como furos, rasgos e até mesmo solas desgastadas, com o objetivo de evitar possíveis lesões nos pés, joelhos ou articulações, por exemplo.
Depois da compra do tênis para corrida, cuidados para lá de essenciais devem ser tomados para prolongar a durabilidade do calçado. Não usá-lo todos os dias, não utilizar produtos abrasivos, como esponja de aço, para lavá-lo, e prestar atenção na forma como que você o armazena, podem fazer com que a vida útil do seu tênis para correr seja ainda maior. Mas, lembre-se: apesar de todo cuidado, uma hora você terá que adquirir um novo par de tênis e aposentar o seu antigo. E você sabe quando trocar o tênis de corrida?
Essa seja, talvez a principal dúvida da maioria dos corredores, iniciantes ou não, é quando, de fato, devemos trocar o tênis…
Tênis não é para sempre…
As estimativas com relação à durabilidade de um tênis para corrida podem variar de tênis para tênis. Quanto melhor o material do tênis, maior a sua durabilidade. Em média, nas condições adequadas, um par de tênis para correr deve durar entre 500 e 750km. Se você é um corredor profissional, provavelmente a troca do seu tênis para corrida terá de ser feita em um período de tempo menor do que a de um corredor amador.
O ciclo de vida de um tênis para corrida pode ser afetado pela superfície do exercício físico, por exemplo. Para isso, o ideal é garantir que você escolha um tênis de correr que corresponda à superfície principal onde você corre. O estilo da sua corrida também pode afetar a vida útil do calçado. Se você não sabe qual a zona de impacto quando você corre, dê uma olhada na parte inferior do seu tênis de corrida.
É possível prestar atenção em alguns sinais físicos que o próprio calçado apresenta com o tempo. Entre eles:
Desgaste da sola: Quando a sola fica lisa, sem as ranhuras que garantem a aderência;
Desgaste da entressola: É na entressola que fica o sistema de amortecimento. Quando desgastada, ela apresenta rachaduras ou partes quebradiças, além de ficar mais dura ou comprimida;
Desgaste no calcanhar: O calçado tende a ficar desestruturado, o que reduz o conforto, já que aumenta a pressão no calcanhar. Pode levar a problemas como fascite plantar ou esporão de calcâneo;
Resistência à torção: Ao torcer o tênis, você deve sentir uma certa resistência. Isso não se aplica para modelos de competição;
Dores e lesões: O mais importante é observar a dor. Um bom tênis para corrida deve permitir que o seu corpo termine o exercício sem nenhum ponto de dor prolongada.
Eu uso o APP do Garmin e ele me ajuda marcar a quilometragem de cada um dos meus tênis. Costumo trocar quando atigem de 800 a 1000km. Mas alguns eu acho que pasaram dos dois mil. Esses, com certeza, só servem como enfeite!
E, aí, já trocou seu tênis? Conta pra gente!!
(Virginía Nalon)
Aqui na Guana , temos treinadores especializados que te ajudarão a avaliar melhor seus equipamentos para uma prática mais segura e eficaz da corrida/trail run/caminhada/ ciclismo/mountain bike; além de parceiros com descontos exclusivos . Vamos pra cima , cultivando bons hábitos, melhorando sempre!